quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Minha experiência...

O meu primeiro contato com a leitura foi com a leitura da minha mãe, ela costumava ler histórias antes de dormir. Ganhei um livrinho chamado “O Gato” que tinha o formato de um gato, um livro pequeno e gracioso, porém que me instigou a querer lê-lo. Com 6 anos já estava lendo aquele livro, no começo era apenas leitura de imagens, depois leitura de letrinhas, logo leitura de palavras e frases. Quando cheguei na 1ª série, minha professora seguia uma cartilha que me desestimulou muito, comecei a perder a vontade de ler, pois as atividades que a professora nos dava não eram estimuladoras, me lembro muito bem, ela nos dizia que eramos a classe mais fraca da escola, pois tínhamos muitas dificuldades, ela iniciava a aula dizendo que tínhamos melhorar naquele dia porque o diretor ia lá “tomar” leitura. Um dia resolvi agradar a professora com uma cartinha, cortei um papelzinho e escrevi um cartinha, enfeitei fazendo um pequeno leque de papel crepom que havia ganhado da minha mãe, colei no bilhete, fiz algumas flores e colori, era uma frase simples, porém para mim que tinha apenas 7 anos era algo bem elaborado, analisando hoje a situação eu já tinha desenvolvido as competências leitora e escritora, já sabia que a escrita poderia ser usada socialmente. Entreguei para a professora a cartinha, ela leu, logo levantou a carta e me constrangendo perante todos os coleguinhas, dizendo que quando alguém fosse dar alguma carta para ela era para escrever, pelo menos, certo. No momento não chorei, apenas fiquei envergonhado e desde esse dia  era um sofrimento ir para escola e eu chorava muito para sair de casa, me dava dores na barriga e dores de cabeça, pois queria mesmo é ficar longe daquela situação vergonhosa que sofri. Isso percorreu durante o ano todo. Na 2ª série, com muito esforço de meus pais e da minha professora da 2ª série, o prazer pela leitura e escrita e a vontade de ir para a escola começou a ser resgatada, nas leituras feitas pela professora da coleção de livrinhos do “Bichinho da Maça” do Ziraldo, nas rodas de leitura e a partilha de experiências com a leitura dentro da sala de aula e em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário