O meu primeiro contato com a leitura foi com a leitura da
minha mãe, ela costumava ler histórias antes de dormir. Ganhei um livrinho
chamado “O Gato” que tinha o formato de um gato, um livro pequeno e gracioso,
porém que me instigou a querer lê-lo. Com 6 anos já estava lendo aquele livro,
no começo era apenas leitura de imagens, depois leitura de letrinhas, logo
leitura de palavras e frases. Quando cheguei na 1ª série, minha professora
seguia uma cartilha que me desestimulou muito, comecei a perder a vontade de
ler, pois as atividades que a professora nos dava não eram estimuladoras, me
lembro muito bem, ela nos dizia que eramos a classe mais fraca da escola, pois
tínhamos muitas dificuldades, ela iniciava a aula dizendo que tínhamos melhorar
naquele dia porque o diretor ia lá “tomar” leitura. Um dia resolvi agradar a
professora com uma cartinha, cortei um papelzinho e escrevi um cartinha,
enfeitei fazendo um pequeno leque de papel crepom que havia ganhado da minha
mãe, colei no bilhete, fiz algumas flores e colori, era uma frase simples,
porém para mim que tinha apenas 7 anos era algo bem elaborado, analisando hoje
a situação eu já tinha desenvolvido as competências leitora e escritora, já
sabia que a escrita poderia ser usada socialmente. Entreguei para a professora
a cartinha, ela leu, logo levantou a carta e me constrangendo perante todos os
coleguinhas, dizendo que quando alguém fosse dar alguma carta para ela era para
escrever, pelo menos, certo. No momento não chorei, apenas fiquei envergonhado
e desde esse dia era um sofrimento ir
para escola e eu chorava muito para sair de casa, me dava dores na barriga e
dores de cabeça, pois queria mesmo é ficar longe daquela situação vergonhosa
que sofri. Isso percorreu durante o ano todo. Na 2ª série, com muito esforço de
meus pais e da minha professora da 2ª série, o prazer pela leitura e escrita e
a vontade de ir para a escola começou a ser resgatada, nas leituras feitas pela
professora da coleção de livrinhos do “Bichinho da Maça” do Ziraldo, nas rodas
de leitura e a partilha de experiências com a leitura dentro da sala de aula e
em casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário