terça-feira, 27 de agosto de 2013

Texto Fórum 01- Modulo 02

Minha experiência e prazer pela leitura começou muito tarde, já na faculdade. Não me lembro de quando estudava, ensino fundamental I ou II, dos professores me incentivarem a ler e também nao me recordo dos meus pais terem feito isso. 
Comecei a gostar de ler quando já cursava a faculdade de Biologia, pois a curiosidade e o encanto pelo curso me fizeram ler mais.
O pouco tempo que atuei como professora de Ciências e Biologia, me fez trabalhar com meus alunos de uma forma diferente de quando eu era a"aluna", ou seja, eu sempre gostei de trabalhar a leitura de reportagens atuais, jornais e revistas, fazendo com que meus alunos lessem e apresentassem para a sala a sua opinião, gostava de fazer debates e seminários, não ficava apenas "presa" aos livros didáticos, apesar que muitas vezes ele era mais atrativo, com as imagens apresentadas.
Enfim, hoje vejo e tenho ainda mais a certeza da contribuição da leitura e escrita para o desenvolvimento de muitas habilidades em todas as disciplinas. Temos além da leitura escrita, a leitura de imagens, gráficos, tabelas, sinais...e todas se completam. Um bom leitor se tornará  um bom escritor.
Quando meu filho nasceu, há 18 anos atrás, incentivei muito ele a ler, comprava livrinhos de imagens, para ele criar suas historinhas, e ele foi crescendo e o interesse pela leitura aumentou, e hoje eu vejo o quanto isso fez diferença no seu período de escolarização.
Precisamos incentivar nossos alunos a ler!

Um comentário:

  1. Que legal Ester, sempre faço comentários principalmente com os alunos do EJA em minha escola, e você é um exemplo, apesar do contato com a leitura efetivamente na faculdade, tomou gosto e prazer. Gostei de mais do seu relato, abs. José Carlos(JC).

    ResponderExcluir